É muito importante quando se trata de regulamentação no paramotor., ha pessoas que acreditam que o voo é sem regras nenhuma ou que precisam ser criadas as regras, quando, na verdade, já ha regras pelas quais o voo de paramotor deve seguir, até  2018 não havia regulamentação especifica para o voo de paramotor porem, com o acrecimento exponecial do esporte, houve a necessidade de regulamentar o voo de paramotor, porem as autoridades aeronalticas não poderia criar regras específicas para o voo de paramotor, com isso passou a enquadrar o paramotor como uma aeronave do tipo ultraleve, onde nessa modalidade já havia regras de voos descristas na  regulamentação do  RBA-103,  emtedemos que no próprio regulamento ha especificas características que explica o  que e um ultraleve muito embora essas características não serem cumpridas pelo paramotor, bem como peso e  velocidade, nos temos uma velocidade muito abaixo para ser considerados como ultraleve pelo próprio regulamento. 

Mas o fato e que sim somos regidos pelos regulamentos do RBAC -103 e no paramotor com uma única  particularidade, temos a associações que mesmo antes de sermos encaixados no RBAC  ja tínhamos as próprias regulamentações das da ABPM associação brasileira de paramotor, onde suas regras impostas vai de encontrar as regras atuais do RBAC, além de criar  uma habilitação para o piloto praticante, após 2018 essa habilitação ainda continua existindo por parte da associal muito em obra legalmente o que se e cobrado pelas autoridades aeronalticas e o CPD certificado de piloto desportivo, esse documento e emitido pela ANAC através da associação,  na qual quando o piloto e associado o mesmo além de receber a habilitação (carteirinha ) o mesmo recebe também todo o processo para poder fazer as provas teóricas sobre regulamentação  e obter o CPD, já que nesse caso não ha a necessidade de haver provas teóricas  uma vez que as autoridades aeronalticas não querem saber se você sabe pilotar bem ou não o paramotor, na verdade, o que ela quer saber e se você detêm do conhecimento sobre o espaço aéreo. Já para o se afiliar a associação sim e necessário você além da prova teórica que é inteiramente sobre aspectos tecnos do paramotor, também ha a necessidade de se fazer um chek pratico par que o instrutor possa mostrar para a associação que seu aluno piloto esta hapto para receber a sua habilitação.

 Aqui ha um video onde falo um pouco mais sobre esses aspectos de habilitação 

tambem ha esse video onde mostro como e feito o chek pratico para a  ABPM 

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